Boccia

Home / Boccia

O Boccia é designado um desporto para todos. Qualquer pessoa, seja qual for a idade e a sua limitação pode jogar.

Segundo Ferreira e Fernandes (2005), o Boccia é um desporto de cariz universal, pronuncia-se “botcha” e é descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo vindo a dar origem a uma vasta gama de jogos, dos quais se destacam, o bowling, malha e a petanca. O Boccia inicialmente foi concebido para ser jogado por pessoas com paralisia cerebral, mas rapidamente se tornou um desporto popular.

Valentim e Ferreira (1998), descreveram o Boccia como um jogo onde é possível desenvolver o equilíbrio, a coordenação, a precisão, o controle emocional e as relações interpessoais. Os materiais e as regras, foram adaptados para possibilitar a prática a pessoas que tenham dificuldades motoras.

O jogo de Boccia pode ser jogado em singulares ou em equipas de três jogadores. Cada jogador/equipa dispõe de 6 bolas, vermelhas para uma equipa e 6 azuis para a equipa contrária. Existe ainda uma bola branca, que é a bola-alvo, e que é atirada, à vez, por cada uma das equipas, seguindo-se as bolas de cor. Cada jogo possui quatro “sets” nos jogos de singulares e seis “sets” nos jogos de equipas. Os pontos contam-se no final de cada “set”, sendo atribuído um ponto por cada bola que esteja mais próxima da bola branca até ser encontrada a primeira do adversário.


Estamos a fazer equipas
Os treinos serão realizados nas nossas instalações do Parque da Cidade do Porto (Estrada da Circunvalação). Se estiver interessado em praticar ou desejar obter mais informações pode utilizar o formulário disponível em Contactos.