O Centro

Home / O Centro

Centro de Desporto Adaptado, do Sport Club do Porto, permite a prática desportiva, recreativa, social, cultural e terapêutica a pessoas com deficiência, populações de risco, bem como à população sénior.

A constituição, implementação e dinamização do “CENTRO DE DESPORTO ADAPTADO” realizou-se em 24 de Setembro de 2014, no ano em que o Sport Club do Porto celebrou 110 anos de existência em prol do engrandecimento do desporto e da cultura. O Centro surge de uma necessidade de expandir os serviços na área da Atividade Física Adaptada, sendo que ao longo do seu desenvolvimento, a par de uma sociedade cada vez mais envelhecida, sentiu necessidade de alargar os seus serviços para a população sénior e populações de risco. Assim, em 2016, o Centro passou a disponibilizar atividades desportivas e terapêuticas para estas populações, de modo a responder aos desafios impostos pela sociedade, nomeadamente ao nível do envelhecimento ativo e saudável e da inclusão social. O Centro de Desporto Adaptado pretende fomentar e implementar a prática multidesportiva e terapêutica, adaptando as atuais instalações e equipamentos, combatendo a exclusão social e promovendo a inclusão desportiva, recreativa, social, cultural e terapêutica, num projecto vocacionado para populações especiais.

O Sport Club do Porto, com este projeto, passa a disponibilizar também a estes cidadãos, da Área Metropolitana do Porto, a prática de uma oferta multidesportiva integrada, organizada, segura e de qualidade, enquadrada num planeamento organizacional centralizado. Para além disso, oferece um serviço inovador, juntando a área desportiva com a área terapêutica, de modo a garantir um serviço holístico, centrado na ocupação e individualidade da pessoa.

O Centro de Desporto Adaptado é transversal em matéria de utilização de instalações, infraestruturas e equipamentos, atualmente repartidas em 33 Atividades Desportivas, praticadas em 12 localizações diferentes, distribuídas por 3 Cidades da AMP (Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia). Dando uma nova utilidade a vários equipamentos existentes, o Centro garante um serviço de interesse social, colocando ao serviço das populações especiais uma oferta diversificada que passará pelo desporto recreativo, de competição e de reabilitação. Desta forma, o Centro de Desporto Adaptado quer garantir a melhoria da qualidade de vida dos seus sócios, integrando-os e garantindo-lhes a oportunidade de, em igualdade de condições com a restante população, praticar desportos múltiplos e beneficiar das atividades terapêuticas.


A Secção procura todos os dias oferecer o melhor e para tal está sempre em busca de novas parcerias e apoios. Apoie este projecto!
Através do clube, a secção está abrangida pelos estatutos do mecenato. Saber mais