ParaVolei

Home / ParaVolei

VEM PRATICAR PARAVOLEI CONNOSCO

INSCRIÇÕES ABERTAS –

fpvoleibol
imagem FPVOLEIBOL.PT

O ParaVolei engloba o Voleibol Sentado e o inVolei.

A vertente voleibol sentado, orientada para pessoas com deficiência motora, é uma modalidade paralímpica. Surgiu na Holanda, em 1956, como uma combinação entre o voleibol convencional e o sitzball, desporto alemão sem rede no qual as pessoas jogavam sentadas. Foi apresentado como modalidade de exibição nos Jogos de Tóquio, mas apenas foi oficialmente aceite nos JO de Arnhem em 1980. As competições femininas com enquadramento olímpico surgiram apenas 24 anos depois, em Atenas.

Até os Jogos Sydney 2000, o programa dos Jogos Paralímpicos também contava com competições de voleibol em pé. Desde esse ano a modalidade em termos olímpicos apenas é reconhecida e disputada na vertente sentado.

Relativamente ao inVolei e porque “todos os têm direito ao desporto, enquanto elemento indispensável ao desenvolvimento da personalidade…” (artigo2.º e 5º da Lei de Bases do Desporto), a Federação Portuguesa de Voleibol, ciente deste enquadramento, desta realidade e tendo a percepção e a experiência prática que esta temo retirado da organização de eventos alicerçados na prática desportiva para pessoas com deficiência, abraçou um novo desafio de proporcionar a modalidade a todas as pessoas com deficiência ou multideficiência e capacidade para jogarem o voleibol em pé.

Assim esta expansão da modalidade tenta criar condições e sinergias para potenciar a prática e o desenvolvimento do voleibol em pessoas com deficiência intelectual e em comunidades com diferentes capacidades e competências distintas.

Textos retirados e adaptados de fpvoleibol.pt