Remo Adaptado

Home / Remo Adaptado

O Remo Adaptado é destinado a pessoas com deficiência (física ou intelectual) que atendam aos critérios estabelecidos pela FISA – Federação Internacional de Remo, organismo que tutela esta modalidade a nível internacional.

Segundo o site worldrowing.com, esta modalidade foi disputada pela primeira vez no Campeonato Mundial de Remo 2002 (Sevilha) e introduzida no programa paralímpico em 2005, tendo sido competida nos Jogos Paralímpicos de 2008 (Pequim).

A nível de provas/barcos, de acordo com o mesmo site, a competição em Remo Adaptado (para-rowing) está dividida em cinco classes:

  1. LTAMix4+ (4 remadores e 1 timoneiro) – esta embarcação é mista (masculino e feminino) e podem participar atletas com deficiência visual, paralisia cerebral e outras deficiências motoras;
  2. LTAMix2X (2 remadores em skiff duplo) – mista;
  3. TAMix2x (2 remadores em skiff duplo) – mista, deficiência motora ao nível dos membros inferiores;
  4. ASW1x (1 remador em skiff simples) – femininos, deficiência motora ao nível dos membros inferiores e tronco;
  5. ASM1x (1 remador em skiff simples dos homens) – masculinos, deficiência motora ao nível dos membros inferiores e tronco.

Em termos nacionais, segundo o Regulamento Nacional de Regatas (23/11/2013) disponível no site da Federação Portuguesa de Remo, existem 4 classes:

  • A – Braços;
  • TA – Tronco e Braços;
  • LTA – Pernas, tronco e braços;
  • LTA I – Pernas, tronco e braços (deficiência intelectual).

Existe ainda o Remo Indoor, composto por treinos/provas realizadas em ergómetros , que são também utilizados na formação e preparação de atletas, fora de água, para a água.

É uma modalidade de competição e tem também a vertente de para pessoas com deficiência motora ou intelectual. Estas, segundo o Regulamento dos Nacionais e Open Indoor (2/10/2010) disponível no site da Federação Portuguesa de Remo, pertencem ao Grupo C – Adaptados e que está dividido em dois grandes grupos:

  • Deficiência Intelectual – 1000 metros;
  • Deficiência Física (com várias categorias) – 1000 metros

Texto retirado e adaptado de js3.pt


Os treinos são realizados nas instalações do Centro de Remo do nosso clube, situado na ribeira de Vila Nova de Gaia (a 100mts da Ponte D. Luis). Se estiver interessado em praticar ou desejar obter mais informações pode utilizar o formulário disponível em Contactos.